Total de visualizações de página

Postagens populares

Pesquisar este blog

Carregando...

quinta-feira, 7 de junho de 2012

CÂNCER E HEREDITARIEDADE



CÂNCER DE MAMA E  HEREDITARIEDADE

Marina da Silva

É na qualidade de vítima do câncer e baseada nas minhas pesquisas sobre a doença tanto em publicações médicas nacionais como consultas a publicações estrangeiras (em português, inglês e espanhol) e ainda consultas aos institutos de controle do câncer do Brasil (INCA), dos Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, França é que ouso falar aqui no blog sobre câncer (de mama, colo de útero e ovários, próstata).
Espantada e estarrecida com as parcas informações (em linguagem acessível) sobre o câncer em geral e em especial o câncer de mama, segunda causa de mortes de mulheres no país, é que me dispus a criar, com seriedade, em 2006 este blog, narrando minhas experiências com a doença e seu tratamento e o resultado das minhas pesquisas sobre prevenção, controle, tratamento e cura do câncer.
Auto-exame das mamas pelas próprias mulheres, Exame Clínico, mamografia, ressonância magnética, ultrassom das mamas, mamotomia e biópisas para detecção e diagnóstico dos tumores; tratamentos (cirúrgico, quimioterapia, radioterapia, hormonioterapia, fisioterapia, psicoterapia); os cuidados com a alimentação; as curas milagrosas; etc.
Pesquisei, vivi tudo isso e escrevo, tanto o que passei como o que sai de inovações para o tratamento, cura e redução da mortalidade pelo câncer na mídia, especialmente nas publicações médicas.
É por tudo isso, caros docentes, amigos professores (homens e mulheres) que se vêem na obrigação de falar de câncer aos seus alunos é que lhes cobro tanto uma postura científica como ética. Se o seu conhecimento sobre o que é a doença, como preveni-la, tratá-la, curá-la (vários tipos de cânceres são curáveis quando descobertos precocemente ou nem tão precoce, meu caso) é pequeno, informe-se, pesquise, busque fundamentos científicos e fuja da mesmice das pinceladas sobre a doença que explodem na mídia em março (dia da mulher), em outubro (mês dedicado ao controle e prevenção do câncer) ou quando é jogada na mídia uma nova estatística do INCA/IBGE.
Por que estou brava? Porque sempre aparecem professores assustando crianças, jovens e adolescentes e até mesmo adultos nas escolas com o terrorismo: HEREDITARIEDADE=CÂNCER=MORTE! Uma fórmula simplista, mas com um potencial aterrador Bin Laden para as cabeças dos alunos que tem o câncer muito próximo na família._ Se você tem alguém na família que teve câncer, qualquer tipo, você vai ter câncer! Se for pai e mãe você está condenado a morrer! Terrorismo 11 de setembro!

Antes de falar bobagens é importante se informar! ENTÃO... senta que lá vai AULÃO!
  1. O CÂNCER É UMA DOENÇA MULTIFATORIAL, ISTO É, VÁRIOS FATORES PODEM CAUSAR UM CÂNCER;
  2. NEM TODO TUMOR É CÂNCER!
  3. A HEREDITARIEDADE É UM DOS FATORES DA DOENÇA E CONCORRE COM MENOS DE 10% PARA O SEU SURGIMENTO;
  4. UMA PESSOA PODE DESENVOLVER CÂNCER SEM QUE NINGUÉM NA SUA FAMÍLIA (PAI, MÃE, IRMÃOS, TIOS, PRIMOS) TENHA TIDO CÂNCER NA VIDA;
  5. OS PRINCIPAIS FATORES CAUSADORES DO CÂNCER SÃO CHAMADOS  FATORES AMBIENTAIS OU EXTERNOS, OU SEJA, NÃO LIGADOS A HEREDITARIEDADE;
  6. VÁRIOS FATORES PODEM SE CONJUGAR PARA DESENVOLVER UM TUMOR E LEVAR AO CÂNCER;
  7. SÃO EXEMPLOS DE FATORES EXTERNOS: CIGARRO (causa câncer de boca, pulmão); exposição a agentes cancerígenos no trabalho e mesmo na alimentação (agrotóxicos, conservantes de alimentos), exposição a radiação (raios-X ou exposição solar sem proteção e em excesso);
  8.  A OBESIDADE PODE FAVORECER VÁRIOS TIPOS DE DOENÇAS, ENTRE ELAS, O CÂNCER;
  9. O ESTILO DE VIDA VEM SENDO APONTADO COM CAUSA IMPORTANTE NO DESENVOLVIMENTO DO CÂNCER: fumar, bebidas alcoólicas, excesso de açúcares e alimentos gordurosos, poluição, sedentarismo, etc e tal também.
  10. O MAIS IMPORTANTE: se você tem parentes de 1º ou 2º grau (pais, irmãoS, tios, primos) VOCÊ DEVE ADOTAR O COMPORTAMENTO PREVENTIVO FAZENDO CONTROLES MÉDICOS ANUAIS CONFORME ORIENTAÇÃO MÉDICA; USAR O PLANO DE SAÚDE NA SAÚDE PARA VIVER SAUDÁVEL; ESFORÇAR-SE PARA MANTER UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL (ALIMENTAÇÃO, EXERCÍCIOS, CONTROLE E/OU EXTINÇÃO DE VÍCIOS). TIRAR DÚVIDAS COM OS MÉDICOS!
  
Por isso meus queridos amigos professores, a informação é a chave na luta contra o câncer e vários outros tipos de doenças. Segue abaixo algumas fontes de pesquisa:

PIMENTA, Marcelo Batista. O que você gostaria de saber sobre o câncer de mama. Belo Horizonte: editora Santa Clara, 1999. Livro com linguagem fácil e rápida, super didático, “Inclui diagnóstico, tratamento e prevenção”.

SILVA, Marina da. Câncer de mama: de como quase morri...de medo! Conta desde o primeiro momento, quando uma pessoa recebe o diagnóstico de um câncer, suas reações, o tratamento, a cura, etc. Até parece história minha, mas é a história de qualquer mulher que sobreviveu ao câncer de mama, com poucas diferenças.

www.inca.gov.br site oficial do governo brasileiro. Traz conceitos, diagnóstico, tratamento, o Consenso 2004 para controle, tratamento e prevenção do câncer de mama no Brasil e ainda as novidades sobre a doença, congressos, campanhas, etc.
www.sbpm.org.br. Site da sociedade brasileira de mastologia. Informações e atualidades sobre a doença.

www.aatrocha.blog.uol.com.br blog de câncer de mama criado por mim. Tem tudo ou quase tudo sobre câncer de mama e se não tiver mande suas dúvidas que pesquisaremos o assunto. 
Obs: Esse site está desativa e é republicado aqui no www.aatrocha.blogspot.com 

CONSELHO: evite pesquisas generalizadas no google ou em outras mídiascomo blogs se você não confiar ou se não tiver fundamentação científica e referências bibliográficas! Abração. Marina





Nenhum comentário: